Imagem: free images |
Algo muito interessante que tenho observado, cotidianamente, nas pessoas, é uma reação de desagrado e de mal-estar, ao ser comparada com um animal. Já presenciei, acirradas discussões entre indivíduos, por causa dessas comparações, na opinião de alguns, extremamente ofensivas.
Comparar alguém com um símio (macaco) é uma verdadeira "declaração de guerra", pois, para ela, é inadmissível uma comparação dessa natureza, mesmo que a pessoa, comparada ao macaco, seja muito religiosa e compreenda que Deus criou, também, o inocente macaquinho.
A reação, um misto de repulsa, ódio e orgulho é sempre uma constante, talvez por desconhecerem que um gorila, por exemplo, tem 97,7% do DNA de um ser humano. Então, onde ficaria "aquilo" que nós, orgulhosamente, chamamos de Racionalidade, Divindade, que, teoricamente, nos distinguiria dos animais, ditos, irracionais, inferiores?
Imagem : WPClipart |
Imagem: WPClipart |
Ao finalizar sua obra, após enaltecer as qualidades do ser humano, ele teria escrito - "Com todas estas faculdades, o homem ainda traz no seu invólucro corporal o sinete indelével da sua orígem ínfima".
Quando o assunto é moral, tendemos a nos achar superiores aos animais e a propósito de moralidade, recebi, por e-mail, da revista eletrônica Hype Science, uma belíssima matéria, com alguns vídeos, anexos, intitulada "Moralidade Animal: 7 Vídeos Incríveis", bastante interessantes sobre este tema.
O artigo, com textos explicativos e flagrantes emocionantes capturados em vídeos, mostrava um perfil, momentâneo, de alguns animais domésticos e selvagens que indicava, claramente, uma moralidade muito elevada, com virtudes como a solidariedade, bondade e a noção de certo e errado, bem diferentes, daqueles padrões de comportamento que estamos acostumados a imaginar nos animais.
Até mais...
0 comentários:
Postar um comentário