Subscribe:

Ads 468x60px

.

domingo, 25 de novembro de 2012

Fossas Abissais

As áreas mais profundas dos oceanos
Por Rubens Bacelar

A imensidão do mar
Quando olhamos o mar, sempre ficamos impressionados com sua beleza e imensidão, imaginamos  quantos segredos ele guarda abaixo de sua superfície, desde formas de vida incríveis e diversas,  a lugares de rara beleza com um colorido deslumbrante,  assim como lugares profundos, muito escuros, misteriosos e frios, com pressões esmagadoras. 

Para nós que vivemos na superfície,  temos que suportar sobre nossos corpos a pressão do ar que é em torno de 10 toneladas, mas numa profundidade oceânica de 5Km (cinco mil metros) a pressão exercida pela água é 500 vezes maior, isto quer dizer que um ser humano para ir a tal profundidade, somente poderá fazê-lo  por meio de um veículo submarino, especial, denominado batiscafo que é suficientemente resistente para agüentar tamanha pressão, além de manter as condições adequadas à vida, em seu interior.

Profundezas Oceânicas


As Fossas abissais são os locais mais profundos do oceano, estão situadas a vários quilômetros abaixo da superfície, numa escuridão total, uma vez que a luz do sol não consegue chegar tão fundo, lá a pressão é fortíssima, capaz de esmagar facilmente um grande elefante.

Nosso padrão de beleza
Nessa profundidade vivem animais com uma aparência muito estranha, feias, segundo nossos limitados  padrões de beleza, algumas nos parecem horripilantes, porque o que nos encanta, por exemplo, é a beleza, tanto da forma, quanto das cores de um lindo peixinho ornamental, vivendo num ambiente bem iluminado e colorido, só que, a beleza daqueles animais que habitam as profundezas, escuras e frias,  segundo a Biologia Evolutiva, está, verdadeiramente, no extraordinário processo adaptativo que, ao longo do tempo, tornaram essas criaturas perfeitamente ajustadas ao ambiente em que vivem, cada uma com seu aspecto bem peculiar, porém, favorável à sua  sobrevivência e reprodução nesse habitat tão hostil.


O Peixe Ogro
Seu nome Ogro, inspirado na criatura monstruosa dos contos de fadas


Imagem: flickr


Um lugar ideal para o pequeno e dócil Peixe Ogro, com uma cabeça grande, enormes dentes pontiagudos e olhos esbugalhados, apesar de ter uma aparência aterrorizante  é  inofensivo  e mede  pouco  mais de 15 centímetros de comprimento, ele vive a cinco quilômetros de profundidade, em plena escuridão.

O Melanoceto Johnsonii

O Peixe ardiloso, com sua “varinha de pescar luminosa”


Imagem: flickr


Outra criaturinha bastante bizarra e curiosa é o Melanoceto, também com uma cabeça enorme, uma bocarra com dentes afiados, mede cerca de 10 centímetros  e  vive a três quilômetros de profundidade, com pressão equivalente a 300 vezes a da superficie. Ele tem um prolongamento na frente de sua cabeça, semelhante a uma varetinha flexível, com uma protuberância luminescente (uma luzinha) na extremidade, para atrair e distrair suas incautas presas, com a finalidade de abocanhá-las, em seguida. Muito engenhoso!

O Polvo-dumbo
O polvo com “orelhas nadadeiras”


Imagem: flickr


O Polvo-dumbo é um molusco que vive a quatro quilômetros de profundidade, tem uma aparência, singular, com duas nadadeiras que servem para subir e descer, parecidas com orelhas, na parte superior de sua cabeça, segundo os estudiosos, tentáculos modificados,  seu nome Polvo-dumbo é por parecer um pouco com o personagem do desenho animado,  o elefantinho Dumbo de Walt Disney.

Até mais...

0 comentários:

Postar um comentário