As áreas mais profundas dos oceanos
Por Rubens Bacelar
Para nós que vivemos na superfície, temos que suportar sobre nossos corpos a pressão do ar que é em torno de 10 toneladas, mas numa profundidade oceânica de 5Km (cinco mil metros) a pressão exercida pela água é 500 vezes maior, isto quer dizer que um ser humano para ir a tal profundidade, somente poderá fazê-lo por meio de um veículo submarino, especial, denominado batiscafo que é suficientemente resistente para agüentar tamanha pressão, além de manter as condições adequadas à vida, em seu interior.
Profundezas Oceânicas
Nosso padrão de beleza |
O Peixe Ogro
Um lugar ideal para o pequeno e dócil Peixe Ogro, com uma cabeça grande, enormes dentes pontiagudos e olhos esbugalhados, apesar de ter uma aparência aterrorizante é inofensivo e mede pouco mais de 15 centímetros de comprimento, ele vive a cinco quilômetros de profundidade, em plena escuridão.
O Melanoceto Johnsonii
Outra criaturinha bastante bizarra e curiosa é o Melanoceto, também com uma cabeça enorme, uma bocarra com dentes afiados, mede cerca de 10 centímetros e vive a três quilômetros de profundidade, com pressão equivalente a 300 vezes a da superficie. Ele tem um prolongamento na frente de sua cabeça, semelhante a uma varetinha flexível, com uma protuberância luminescente (uma luzinha) na extremidade, para atrair e distrair suas incautas presas, com a finalidade de abocanhá-las, em seguida. Muito engenhoso!
O Polvo-dumbo
O Polvo-dumbo é um molusco que vive a quatro quilômetros de profundidade, tem uma aparência, singular, com duas nadadeiras que servem para subir e descer, parecidas com orelhas, na parte superior de sua cabeça, segundo os estudiosos, tentáculos modificados, seu nome Polvo-dumbo é por parecer um pouco com o personagem do desenho animado, o elefantinho Dumbo de Walt Disney.
Até mais...
0 comentários:
Postar um comentário