Subscribe:

Ads 468x60px

.

sexta-feira, 15 de março de 2013

As Plantas Carnívoras

Um recurso, sábio, da natureza, para a sobrevivência
Por Rubens Bacelar
Plantas,  belas e necessárias à Vida
A maioria das plantas são seres autotróficos, ou seja, fabricam o seu próprio alimento, por meio de um processo chamado de fotossíntese, pois elas não precisam se alimentar de outras criaturas, como fazem os seres heterotróficos, como os animais, incluindo nós humanos. Para realizar a fotossíntese e fabricar a sua “comida” a planta utiliza três elementos naturais, que são água, luz solar e dióxido de carbono.

Por meio da raiz, ela capta a água, contendo sais minerais com nutrientes dissolvidos, como nitrogênio, cálcio, potássio, fósforo, ferro e muitos outros, contidos no solo em que vivem, portanto, um solo rico em nutrientes.

E através das  folhas, retira  o dióxido de  carbono que, está no ar e capta, também, a luz do sol. Então, esta seiva absorvida pelas raízes, o gás carbônico e a energia luminosa, interagem e sofrem uma modificação, se transformando na glicose, o alimento da planta.

Após criar a sua "comida", a glicose, ela ainda libera o nosso importantíssimo oxigênio, uma vez que, nesse processo fotossintético, ela precisa do dióxido de carbono, e nos dá o oxigênio imprescindível para a vida, dela própria e geral do Planeta.

Mas o que é uma planta carnívora?

Dioneia (Dionaea Muscipula) suas folhas se transformaram em pequenas “jaulas automáticas” que, se fecham prendendo o bichinho, desavisado, que pouse nelas. 
A planta carnívora ou insetívora é uma planta normal que, também, realiza a fotossíntese, a diferença, dela, para as outras é que vivem em lugares com poucos nutrientes  necessários  para o seu desenvolvimento e por essa razão, para complementar sua dieta, aperfeiçoou mecanismos para atrair a presa, como cores, odores e suas folhas se transformaram em  armadilhas engenhosas, desenvolvendo substâncias grudentas que aderem ao animal, outras em  espécies de jarros com tampinhas, ou folhas semelhantes a pequenas jaulas que se fecham prendendo o bichinho. 

Seja ele um inseto, uma aranha ou dependendo do tamanho da planta, até mesmo, outras pequenas criaturas, como,  rãs, lagartos, ratos e passarinhos, podem ser capturados.

O próprio nome, planta carnívora, já parece assustador, principalmente se associarmos a filmes ou desenhos animados em que são mostrados monstruosos vegetais comedores de carne humana, dotados de força, inteligência e crueldade

No filme, "A Pequena Loja dos Horrores", vemos uma planta carnívora de aparência horrenda, com uma bocarra cheia de dentes pontiagudos, uma lingua maciça, o bicho é dotado de inteligência e tem um apetite voraz por carne, mas felizmente é apenas uma divertida comédia que mistura terror com música.

As verdadeiras plantas carnívoras, em sua esmagadora maioria, são pequenas e frágeis, elas não são plantas malvadas que, simplesmente, matam os insetos e mesmo aquelas um pouquinho maiores, como foi dito acima, só estão complementando sua dieta com nutrientes que lhes faltam no solo pobre, onde vivem.

Até mais...

0 comentários:

Postar um comentário