Subscribe:

Ads 468x60px

.

domingo, 5 de maio de 2013

Todos os Animais Dormem como Nós?

Sono humano, necessário e reparador
Por Rubens Bacelar

Para nós, dormir, além de ser um prazer é uma necessidade natural. Mas será que todos os animais dormem? todos os seres viventes conhecidos e estudados,  dormem, até as plantas tem seu período de descanso que é  no inverno, mesmo os tubarões que tem (falsa) fama de nunca descansarem, alternam períodos de descanso e atividade.

Obviamente, nem todos tem um sono igual ao dos seres humanos, aquele peculiar estado de quietação do corpo e da mente, acompanhado de um pouco de consciência ou de total inconsciência, por isso, não devemos entender que, todos os seres durmam um sono semelhante ao nosso.

O mais dorminhoco dos mamíferos
Imagem: WPClipart
Existem alguns animais que dormem muito,  outros dormem pouco. De todos os mamíferos os mais dorminhocos são os morcegos,  sua "soneca" pode durar quase vinte horas, por dia, por outro lado,  a girafa é o mamífero que dorme menos, não chegando a duas horas de "cochilo" e isso é feito em grande parte de pé, para facilitar-lhe a fuga na hora do perigo.

Os períodos de sono variam muito entre eles, um  gato, por exemplo, pode dormir mais de doze horas por dia e um cachorro, mais de dez horas, já uma vaca quase quatro horas, o cavalo uma hora menos, quase três. O grande elefante africano chega a dormir pouco mais de três horas enquanto o minúsculo camundongo, aquele ratinho doméstico,  dorme mais de doze horas, pequenino mas dorminhoco.

Criaturas como as aves tem um sono diferente do nosso, um lado do seu cérebro se mantém consciente e o outro inconsciente, ou seja, um está desperto, enquanto o outro está descansando, é o "descanso cerebral unilateral", uma precaução natural para que ela, ao dormir, não caia do galho e nem seja surpreendida por um predador faminto. 

"Sono" cerebral unilateral
A mesma situação é observada em mamíferos aquáticos, como a baleia e o golfinho que respiram ar e necessitam, constantemente, subir à superfície para respirar. Esses bichos,  como as aves, também podem "dormir" e manter-se, parcialmente, despertos, para não se afogarem..

Dessa forma o animal pode cuidar de sua segurança e ao mesmo tempo descansar seu organismo, repondo suas energias gastas nas constantes e estressantes atividades diárias. É interessante perceber que todas as criaturas viventes tem um período de intensa atividade e de descanso, com a mesma função do nosso sono diário, uma planta, por exemplo, apesar de estar fixa, ela trabalha muito, no longo período que antecede o inverno, tem que florescer, produzir frutos, fazer as sementes brotarem,   precisa, ainda,  "fabricar" seu próprio alimento e por essa razão necessita "dormir", descansar bastante.

Só que, cada ser vivo, "dorme" ao seu modo, pois dormir, não significa, necessariamente, fechar os olhos e "perder", temporariamente, a consciência, se assim o fosse, alguns animais correriam grande risco, poderiam se machucar ou até morrer.

Até mais

0 comentários:

Postar um comentário