Subscribe:

Ads 468x60px

.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A Galinha Descende do Tiranossauro Rex

 Tiranossauro Rex, "rei dos répteis tiranos"
Imagem: WPClipart

Por Rubens Bacelar


Parenta do "rei do Cretáceo"
Imagem: WPClipart
Confesso que fiquei bastante surpreso ao saber que a atual e inofensiva galinha é uma parenta mais  próxima do Tiranossauro Rex, mais até do que o próprio jacaré.  Seu nome, Tiranossauro Rex, quer dizer "rei dos répteis tiranos" ele foi um dos mais temidos dinossauros carnívoros do Período Cretáceo,  viveu há mais de 66 milhões de anos e tudo nele era superlativo, a começar pelo tamanho, mais de 14 metros de comprimento,  5 metros  de altura e 8 toneladas de peso.

Sua cabeça media 1,50m de altura e suas mandíbulas 1,20m de comprimento e segundo os estudiosos, ele tinha a mordida mais potente de todos os animais, sua bocarra continha mais de 50 dentes  pontiagudos e curvos, alguns, com mais de 20 centímetros de comprimento. 

Comparando este gigante com  a pequenina galinha, atual, podemos perceber o quanto nos parece inacreditável mas a conclusão vem de duas importantes instituições de estudo e pesquisa americana, as conceituadas universidades de Harvard e da Carolina do Norte, através de estudos da célula e sequência das proteínas do colágeno, extraídas de um osso de Tiranosauro, com 68 milhões de anos de idade e os resultados, comparados com os de 21 espécies atuais.

Arqueoptérix, ave e  réptil
Imagem: WPClipart
Essa idéia, de que as aves descendem dos dinossauros, começou com um achado, em 1860,  de um  fóssil  estranho, denominado Arqueoptérix, que apresentava caracteristicas de ave e réptil, ao mesmo tempo, havia impressões de asas com penas,  e uma especie de focinho com dentes, cauda  de réptil e garras nas asas.

Quem diria que a natureza deixaria uma descendente do devorador, daquele, cuja presença, era suficiente para gerar pânico em manadas inteiras de gigantescos dinossauros herbívoros. Hoje, porém, o devorador é o homem e a devorada é a sua parenta, próxima, a minúscula e deliciosa galinha que, atualmente, existe aos bilhões, no mundo todo.

Até mais...

0 comentários:

Postar um comentário