Subscribe:

Ads 468x60px

.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Cogumelos, Seres Singulares de um Reino Especial

É inegável a beleza de um cogumelo, com suas formas
e cores variadas, logo chama a atenção de qualquer um.
Imagem: pixabay

Por Rubens Bacelar

Normalmente, estamos tão acostumados a ver os fungos como  “coisas nocivas” dos tipos que causam variadas  micoses nas pessoas, atingem nossos alimentos, estragando-os, afinal, nada mais  perturbador do que constatar que o nosso tão delicioso pãozinho está tomado  pelo bolor, completamente  inútil para o consumo e o que dizer do mofo que surge nas paredes? É, deveras, desanimador.

Aliado a isso, percebemos que o fungo, naturalmente, se desenvolve em lugares úmidos e  escuros,  em estercos de animais, sobre alimentos estragados, além de outros tipos de matéria orgânica morta no chão da floresta, verdadeiro banquete para os que são decompositores, sem falar naqueles  parasitas que precisam de um outro ser vivo para sobreviverem. Tudo isso, por si só, faz com que as pessoas  tenham receio, preconceito e nojo  em relação a esses seres tão especiais.

A Valorosa Contribuição dos Fungos

Dr. Fleming, o primeiro a constatar o efeito bactericida do fungo.
Crédito da Imagem:
Por Calibuon em en.wikibooks [Domínio Público], de Wikimedia Commons

Acontece que os fungos contribuem, também, para a saúde e nutrição humanas, estimulando o sistema imunológico do indivíduo, além de ajudar na cura de patologias que o acometem, um exemplo disso é o eficaz antibiótico natural, a penicilina,  que foi conseguida graças a um fungo de nome Penicillium, em 1928, pelo Dr. Alexander Fleming, um médico e pesquisador escocês.

Além do mais, outros cogumelos são comestíveis, muito  ricos em vitaminas, fibras, cálcio, ferro e sais minerais. Existem, ainda, os cogumelos que são verdadeiras iguarias, muito gostosos e aromáticos, chamados de trufas, um cogumelo subterrâneo, caríssimo.

Há pouco tempo, uma trufa branca gigante, de menos de 1 quilo, foi leiloada na Itália, num leilão beneficente e arrematada por um cidadão muito rico de Hong Kong, pela vultosa quantia de R$ 247.000,00 (duzentos e quarenta e sete mil reais).

Não São Plantas

Os cogumelos, não tem parentesco com as plantas.
Imagem: pixabay

Se alguém estiver num bosque  e observar cogumelos espalhados entre a vegetação e lhe perguntarem  o que eles são, é provável que esse alguém se confunda e responda, imediatamente,  que são plantas, entretanto,  o cogumelo não é uma planta, ele não pertence ao Reino Vegetal mesmo estando plantado e convivendo no mesmo ambiente que elas.

Se os Cogumelos não São Plantas o que Eles São?

Para os cientistas ele é mais animal do que planta.
Imagem: wpclipart

Antigamente, os cientistas classificavam os cogumelos como sendo plantas, mas, novos estudos determinaram que não são vegetais, eles pertencem a um reino próprio, o Reino Fungi, do qual, também fazem parte os bolores, mofos, leveduras, todos eles, espécies de fungos. A ciência que estuda os fungos é a Micetologia ou Micologia. 

As Diferenças

Como sabemos, uma planta produz seu próprio alimento, realizando a fotossíntese, porque ela tem clorofila, o cogumelo não faz isso, ele não possui clorofila. A célula da planta é formada de celulose, a do cogumelo é feita de quitina, a mesma substância que forma o exoesqueleto dos insetos. 

A planta tem raiz e o cogumelo não a possui. A digestão do cogumelo é mais parecida com a do animal, só que é realizada externamente,  através da absorção da matéria orgânica decomposta. Sua respiração é, igualmente, parecida com a dos animais.

O Cogumelo e os Contos de Fadas

O belo cogumelo pintadinho que aparece nas histórias é o Amanita Muscaria.
Imagem: pixabay

Este ser tão diferente, bonito, frágil é muito explorado nas historinhas infantis, nos desenhos animados e nos famosos contos de fadas, clássicos, em que, normalmente, esse cogumelo é a delicada casinha de algum duende ou fada encantada ou, simplesmente, enfeita os bosques nessas narrações fantasiosas tão interessantes.

O cogumelo mais conhecido que é retratado com mais frequência nessas histórias, aquele vermelhinho, com pintinhas brancas, é o famoso Amanita muscaria, na realidade, um fungo muito bonito, porém, tóxico, além de causar alucinações em quem, inadvertidamente, comê-lo.

O Verdadeiro Cogumelo Amanita Muscaria

Este lindo cogumelo vermelho com pintinhas 
brancas é o Amanita Muscaria e é tóxico.
Imagem: pixabay

Ele parece um inocente bolinho salpicado com doce, uma guloseima, mas, na verdade, trata-se de um cogumelo perigoso, tóxico e alucinógeno, o conhecido Amanita muscaria.


O Amanita Caesarea Comestível

O delicioso cogumelo, favorito dos imperadores romanos.
Crédito da Imagem:
"Amanita caesarea". Licenciado sob GPL via Wikimedia Commons.

Já este outro tipo de cogumelo, o Amanita Caesarea, é comestível (de aparência apetitosa) e, segundo os historiadores, foi muito apreciado pela nobreza romana, era o cogumelo  predileto do imperador Júlio César, daí o nome desse fungo.


Outros Tipos de Cogumelos 

O cogumelo azul, Entoloma Hochstetteri.
Crédito da Foto: little.tomato / Foter / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica (CC BY 2.0)

Cogumelo Hygrocybe
Crédito da Foto: Steve Axford

Cogumelo Leratiomyces sp.
Crédito da Foto: Steve Axford

Cogumelo Bioluminescente, Mycena Chlorophos.
Crédito da Foto: Steve Axford

Cogumelo Cremini Tóxico
Imagem pixabay

Cogumelos em Musgos
Imagem: wpclipart

Cogumelo Amanita Flavoconia Manchas Amarelas
Imagem: wpclipart

Cogumelo Lingzhi  Ganoderma Lucidum
Imagem: wpclipart

São alguns exemplos da beleza e singularidade desse fabuloso mundo que é o mundo dos cogumelos ou fungos, cujo reino é o especial Reino Fungi.

Até mais...

0 comentários:

Postar um comentário