Subscribe:

Ads 468x60px

.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

O Papagaio Fala ou Apenas Imita o Som da Voz Humana?

Imagem: flickr
Um inteligente e curioso imitador de tudo o que ouve

Por Rubens Bacelar

O ser humano é a única criatura que pode falar. Podemos observar que cada bicho, na natureza, tem sua  própria voz, aves como a imponente águia pode grasnar, o minúsculo e delicado beija-flor pode  trissar, o gracioso rouxinol pode gorjear, um mamífero como a zebra pode zurrar, um inseto como  a abelha pode zumbir, porém, ser capaz de reproduzir todos esses sons, incluindo a voz humana, ou mesmo qualquer outro tipo de ruído artificial, como o de uma campainha, buzina, um toque  telefônico, uma porta que range, enfim, só mesmo uma avezinha bonita, inteligente e muito habilidosa, seu nome, papagaio, ele é capaz de reproduzir, praticamente, qualquer som que ouve, graças a seu aparelho fonador do som, de nome siringe  (um tipo  de laringe  especial) que existe nas aves.

A "Linguagem" Especial do Macaco-verde 

Macaco-verde, comunicação mais elaborada para sobreviver na floresta
Imagem: Atamari [CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

O macaco-verde, de nome científico Chlorocebus sabaeus, seu nome é por causa da bonita pelagem, um amarelo dourado-esverdeado que ostenta, ele vive na África. Estudando este inteligente  bichinho, pesquisadores descobriram que eles tem uma espécie de "linguagem", bastante particular, em relação a certos predadores considerados mais perigosos para eles, como por exemplo, uma devoradora, alada, como a águia faz com que emitam um tipo de vocalização peculiar, informando quem se aproxima, de onde vem  e fazendo com que todos os integrantes do bando olhem para o céu, apavorados, ao mesmo tempo que correm para se esconder na vegetação.

Mas se for um alerta indicando um bicho rastejante como a serpente, suas posturas mudam e os olhares do grupo se voltam, instintivamente, para  baixo, procurando, atenta e nervosamente, a ameaça, no solo, se, desta vez, o grito de alerta for para denunciar a presença de um felino, todos procuram abrigo, apressadamente, no alto das árvores.

A interpretação imediata das vocalizações, indicando um perigo específico e iminente, que este esperto macaquinho faz,  deixa os cientistas admirados e bem animados, com relação à capacidade dos animais de desenvolverem um tipo de “comunicação mais elaborada” e eficaz, entre eles.

A Origem da Fala Humana


Homo Erectus, o primeiro a "falar"?
Crédito da Foto: 
Foter / Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Para alguns estudiosos a fala humana pode ter surgido com o já extinto Homo Erectus, na África, que viveu  durante o Pleistoceno, há cerca de 1 milhão e oitocentos mil anos, na Era Cenozóica. Este hominídeo, provavelmente, balbuciou, com dificuldade, as primeiras palavras que dariam início a muitas outras e geraria diversos idiomas.

De lá para cá a linguagem se desenvolveu extraordinariamente, proporcionando ao ser humano a capacidade de criar uma imensa quantidade de palavras que se organizariam em mais de 7 mil idiomas diferentes espalhados pelo globo, atualmente.

Só a lingua portuguesa, por exemplo, contém a enorme quantidade  de mais de 600 mil palavras, sendo que o idioma inglês é o recordista com mais de 1 milhão e duzentos mil vocábulos, um desenvolvimento fenomenal,  iniciado, possivelmente,  pelo nosso querido antepassado, o primitivo Homo Erectus, de certo modo, um “precursor na criação da linguagem”, uma menção bem merecida, afinal, ele era um ser primitivo e vivia num habitat extremamente selvagem, onde só existiam rugidos, grunhidos, enfim, essa criatura  começou a mudar isso.

Imitando o Complexo Som da Voz Humana

Ouvir uma ave como um papagaio emitir o som de uma voz com naturalidade e clareza, pouco depois de ouvi-la é de impressionar, pois até para uma pessoa, muitas vezes, pronunciar uma palavra nova já representa algum desafio, no entanto, esta astuta ave o faz, com tranqüilidade, ela simplesmente imita e pronuncia a palavra.

O Inteligentíssimo Papagaio-cinzento

Imagem: flickr
O africano Papagaio-cinzento da espécie Psittacus erithacus

A revista Superinteressante de fevereiro de 1998, apresentou um artigo sobre um papagaio-cinzento ou papagaio-do-congo, da espécie Psittacus erithacus, pertencente à bióloga americana Irene Pepperberg, da Universidade do Arizona, que era capaz de contar coisas, reconhecer cores e até despedir-se de seu dono, educadamente, seu nome era Alex, a matéria informava que a pesquisadora confirmou que o papagaio não apenas repetia palavras, mas era capaz de reconhecer, determinar a quantidade e até classificar os objetos.

É impressionante, mas esta espécie de papagaio africano é considerada uma das mais inteligentes e falantes do mundo. 
Veja o video de apresentação de outro inteligente papagaio-cinzento, em que responde com elegância, prontidão e muito bem comportado, às perguntas da graciosa apresentadora:




Brasil ou Terra dos Papagaios

Imagem: flickr
Duas espécies de papagaios nesta belíssima tela do pintor Chico Aquarela.

Por volta de 1501, antes de o Brasil se chamar, oficialmente, Brasil, ele foi denominado de Terra dos Papagaios, em virtude de haver grande quantidade e variedade destas belas aves (que causava admiração aos nobres da corte portuguesa) pois, das quase 30 espécies de papagaios existentes no mundo,  metade delas vive no Brasil.


O Guaruba Guarouba, um Lindo Papagaio Amarelo
Uma belezinha de papagaio de cor amarelo-ouro

Imagem: Por Ironman br (Trabalho próprio) [CC-BY-SA-3.0], Wikimedia Commons

Este bonito papagaio amarelo é bem brasileiro, habita as florestas de alguns estados do Norte do Brasil.


O Espertíssimo Papagaio Amazona Aestiva

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva)

Imagem: Por Sergio Almeida (originalmente postada no Flickr em 26-fev-09) [CC-BY-2.0], Wikimedia Commons

O Papagaio brasileiro mais falante é o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) um belo papagaio verde, com discretos toques de azul, amarelo e vermelho, além de bastante falador, também consegue cantar muito bem, ele é  dócil, curioso e inteligente.

O Personagem Zé Carioca

Imagem: flickr
O brincalhão e simpático papagaio Zé Carioca 

Um dos personagens brasileiros, dos quadrinhos, mais populares é um papagaio, o descontraído Zé Carioca, criado pelo grande animador Walt Disney, quando esteve no Brasil no início dos anos 40, numa visita que visava conseguir o apoio do Brasil, como aliado, na Segunda Guerra Mundial. O empreendedor Disney presenteou os brasileiros com este divertido papagaio que se tornou bastante conhecido e apreciado.

Papagaio Pigmeu o Menor Papagaio do Mundo

Imagem: BBC
Papagaio pigmeu, uma miniatura de ave.

O menor papagaio do mundo é o papagaio pigmeu (Micropsitta pusio) ele habita a floresta de Papua Nova Guiné e foi filmado pela primeira vez, em seu ambiente natural, por uma equipe de documentário da famosa emissora inglesa BBC. A ave é tão pequena que tem o tamanho de um dedo polegar, de um adulto, como mostra a imagem.

Outras Aves que Imitam a Fala

Além do papagaio, outras aves, talvez menos conhecidas, por algumas pessoas, também conseguem imitar a fala humana, tornando-se excelentes "faladoras”.

Imagem: pixabay
Cacatua.

A cacatua, uma avezinha cativante, com seu engraçado topete móvel (penacho) e jeitinho irrequieto. É chamada de papagaio grande, no idioma malaio (Kakatua).


Imagem: wpclipart
Gralha

A inteligente, astuciosa, ruidosa e imitadora gralha.


Imagem: pixabay
Corvo

O sagaz corvo, muitas vezes mencionado como uma ave sombria, mas que, na verdade, é um pássaro como qualquer outro, só que, inteligentíssimo e habilidoso, cientistas que estudaram esta criaturinha concluíram que ele é capaz de usar, até mesmo, ferramentas, para ter seu alimento.


Imagem: pixabay
 Mainá

A mainá, ave de porte elegante e altivo e bem “conversadeira”, também.



Ave-lira

A exótica e bela ave-lira que é uma imitadora extraordinária, capaz de imitar, qualquer som, desde um alarme de carro, à conversa de alguém, além de ostentar uma cauda singular no formato de uma lira, um instrumento musical bastante utilizado na antiguidade.

Outros Animais Citados Como Falantes

O Esperto Elefante Koshik

Elefante asiático 

A célebre revista científica Current Biology divulgou os resultados de um interessante estudo envolvendo dois mamíferos que conseguiam imitar a voz humana, o primeiro falava de um elefante asiático (Elephas maximus) chamado Koshik, igual ao da foto, pertencente a um zoológico da Coréia do Sul que consegue pronunciar algumas palavras em coreano, com muita clareza.

A Simpática Baleiazinha Beluga

Imagem: flickr
Beluga ou Baleia Branca

O outro revelava que uma beluga, baleia branca (Delphinapterus leucas) de nome Noc, parecida com  a da imagem, teria aprendido algumas palavras, através da convivência com pessoas e segundo declaração de um importante membro da equipe de estudiosos da Fundação Nacional de Mamíferos Marítimos de San Diego, Califórnia, Sr. Ridgeway, a baleiazinha chegou a emitir sons, confundindo a mergulhadora de sua equipe que interpretou como uma ordem para que saísse da água. É de causar grande admiração em todos nós, a habilidade que os animais, de vez em quando, nos reservam.

Até mais...

0 comentários:

Postar um comentário